quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como criar cães em apartamento

Embora raças caninas de pequeno porte sejam famosas como "cães de apartamento", raças grandes, como o akita, também podem viver muito bem dentro de ambientes mais fechados como os apartamentos — desde que não fiquem enfiados dentro de casa o tempo todo e façam passeios diários.

Melhor viver num apartamento com um dono(a) presente que abandonado numa chácara. E tudo tem seu lado bom: sem a comodidade de um quintal grande, o peludo de apartamento sai à rua para esticar a musculatura e ganha mais oportunidades para conhecer novos ambientes, ares, pessoas e brincadeiras. 

Vejam a seguir, algumas dicas para o bem-estar de cães, e dos vizinhos, que moram em apartamento:

1. Seja qual for a raça, porte ou idade do peludo, ele precisa de pelo menos um passeio diário. Quanto mais ele puder aproveitar pátios, quintais ou praças, é melhor — ainda mais se o apartamento for realmente pequeno. 
2. De tão óbvio, é sempre bom lembrar: pelo menos uma vez por dia limpe o cocô e xixi dos peludos, além de varrer os pêlos que eles adoram deixar por aí de vez em quando.
3. O cão deve ser educado para não latir fora de hora e incomodar os demais moradores.
4. Quando sair, o animal precisa ser treinado para não fazer suas necessidades em locais indevidos. E utilize somente as áreas liberadas para animais ou fora do condomínio para passear com ele.
5. O cão só deve andar de coleira e focinheira pelas dependências comuns do condomínio.
6. O dono deve limpar toda a sujeira que o cão fizer e precisa assumir os danos que ele acaso causar. 
7. Sim, qualquer canino pode e deve usar o elevador, mas somente o de serviço, especialmente se tiver idosos.
8. É preciso estar atento: caninos de grande porte ou em fase de crescimento estão sujeitos a displasias, ou seja, má formação nas articulações que podem causar até atrofias musculares. Exercício moderado é um dos melhores tratamentos para displasias. Mais um motivo, portanto, para o canino passear.
9. Aos mais implicantes, mostre as carteiras de vacinação em dia e argumente que os condôminos peludos podem até contribuir para a segurança do lugar.
10. Por fim, não seja um condômino anti-social ou alienado e participe regular e ativamente das reuniões e assembleias, não deixando que decidam nada — inclusive coisas ilegais como proibição sumária da presença de animais domésticos — sem seu conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário